quarta-feira, 9 de setembro de 2020

O Antropoceno: mãos humanas que destroem





Reflexão sobre o  Antropoceno e a Crise Sistêmica



 A nova teoria geológica é centrada no ser humano, o Antropoceno, de fato o ser humano causa várias modificações no planeta e acarreta várias consequências, sem dúvidas, as mais marcantes são as crises sistêmicas. Sabe-se que toda ação, exige uma reação como mesma intensidade, por isso, o ser humano tem que começar a entender, que agredir a natureza em prol do lucro capitalista, não será a melhor ação e o retorno disto, pode ser avassalador.

Sabemos que historicamente o Homo Sapiens foi a espécie que mais alterou o meio ambiente afim de se manter na Terra, todo esse processo, desde a pré-história, se desencadeou de fato na Revolução Industrial, quando o homem realmente acreditou em sua capacidade de transformar a matéria-prima em produtos de consumo e com a utilização da máquina a vapor. A partir daí começa a jornada de exploração agressiva da Terra. Extração excessiva de madeira, emissão de gases poluentes, consumo de água em alta escala, enfim se intensifica o processo destrutivo do planeta.

Na verdade o homem se sente dono do planeta, em detrimento dos outros animais e plantas, domesticam animais, exploram sua prole, poluem os rios, consomem os recursos naturais de forma insustentável, desmatam florestas, para construírem usinas, desertificam ambientes, destroem ecossistemas e biomas, além de tudo isso é responsável pela redução da biodiversidade na biosfera. Atualmente somos 7 bilhões de pessoas, consumindo alimentos, consequentemente produzindo toneladas de lixo, utilizando combustíveis fósseis e emitindo gases, que ocasionam o efeito estufa, Ilha de calor e o feito mais destrutível o aumento do buraco na camada de ozônio. 

Com esta teoria geológica do Antropoceno, podemos refletir sobre nosso papel neste processo, e quem sabe assumir uma atuação positiva de recuperação e manutenção do meio ambiente. Porquanto, cuidar da natureza é cuidar de nós mesmos, pois fazemos parte desse ciclo.  



Referencias :

MARTIN, B.;RIBEIRO,C.G.Antropoceno: a época da humanidade.Revista Ciência Hoje, São Paulo, n. 283, p 38-43,jul.2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha Crítica

                                                                                      Livro de Loic Wacquant: Punir os pobres: a nova gestão...