segunda-feira, 14 de setembro de 2020

Crise ambiental e seus impactos

Salve a vida, salve a Terra!



 Atualmente as  as grandes instituições econômicas e política, pensam em salvar a economia e priorizar manter o mercado a todo vapor, estimular o consumismo e dizem que é balela a questão da crise ambiental e seus impactos. Porém é sabido que existem comprovações científicas de que o aquecimento global é a principal ameaça para o equilíbrio ecológico no Planeta, e este fenômeno é causado pelas atividades antrópicas, tais como a agropecuária , industriais e queimas de combustíveis fósseis. Além disso, sabe-se que a crise ambiental não norteia apenas o agravamento de efeito estufa, mas também as crises hídrica, extinção animal, enfim um montante de problemas por causas humanas. 

Segundo Karl Marx o capitalismo se renova até nas crises econômicas, mas não podemos dizer o mesmo com relação ao Planeta, estando em crise ambiental. A cada ano a degradação do meio ambiente se torna mais intensa, mesmo com órgãos como a ONU (Organização das Nações Unidas) para fiscalizar e orientar os países. O compromisso com o lucro e com o resultado da acumulação do capital, através da exploração dos recursos naturais se sobressai em detrimento do equilíbrio ecológico. Mal sabem as grandes potências do mundo, que o desenvolvimento econômico de mãos dadas com a sustentabilidade é mais promissor e reduziria o impacto da crise já em andamento.

Muitos cientistas afirmam que a temperatura da Terra irá crescer um em 1 °C a cada ano, para muitos céticos essa variação é baixa, porém para os cientistas é o suficiente para derreter as geleiras e calotas polares, aumentar o nível do oceano, torná-lo ácido, quente e pouco produtivo. Enquanto as emissões de gases do efeito estufa estiverem a "todo o vapor" as mudanças climáticas seguiram, pois está atrelada a produção humana e setores da economia. Desde o manejo com o solo, através de fertilizantes, na agropecuária, com excrementos dos gados que produzem CO2, pela combustão de combustíveis fósseis, desmatamentos causadas por queimadas propositais, enfim para mudar o quadro o ser humano vai ter que reinventar maneiras de produzir.

A comunidade cientifica mundial, foca bastante nas mudanças climáticas, devido seus grandes impactos, que sem dúvida é relevante. No entanto, também se mostra importante, pensar sobre a redução da biodiversidade no Planeta, por vários motivos como o tráfico de animais, as queimadas , caça predatória e a poluição. Devido a poluição das águas muitos animais marinhos e espécies que vivem em lagos e rios morrem. Recentemente tivemos no Brasil alguns exemplos como o derramamento de óleo no mar e enquanto eu estou digitando este texto, estamos tendo um grande queimada no nosso cerado. O Pantanal está em chamas. 

A baixo o trailer do filme Tempestade: Planeta em fúria, muito bom,  explica sobre  as consequências do aquecimento global.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Resenha Crítica

                                                                                      Livro de Loic Wacquant: Punir os pobres: a nova gestão...